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1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m21c.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W34R/3UQ4H4E
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m21c/2020/01.19.21.29
Última Atualização2021:10.26.12.04.25 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m21c/2020/01.19.21.29.42
Última Atualização dos Metadados2021:10.26.16.14.08 (UTC) simone
Chave SecundáriaINPE-18274-TDI/2950
Chave de CitaçãoVargas:2021:StChCo
TítuloStability characteristics of compressible binary planar jets
Título AlternativoCaracterísticas de estabilidade de jatos planares binários
CursoPCP-ETES-SESPG-INPE-MCTIC-GOV-BR
Ano2021
Data2019-12-03
Data de Acesso20 maio 2024
Tipo da TeseTese (Doutorado em Combustão e Propulsão)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas104
Número de Arquivos1
Tamanho5169 KiB
2. Contextualização
AutorVargas, Maycol Marcondes
BancaMendonça, Márcio Teixeira de (presidente/orientador)
Costa, Fernando de Souza
Dourado, Wladimyr Mattos da Costa
Trevisan, Bruno Peruchi
Souza, Oberdan Miguel Rodrigues de
Endereço de e-Mailmyl_vargas@hotmail.com
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2020-01-19 21:38:42 :: myl_vargas@hotmail.com -> pubtc@inpe.br ::
2020-01-21 10:28:53 :: pubtc@inpe.br -> myl_vargas@hotmail.com ::
2020-01-28 14:05:51 :: myl_vargas@hotmail.com -> pubtc@inpe.br ::
2020-01-28 17:10:38 :: pubtc@inpe.br -> myl_vargas@hotmail.com ::
2020-01-28 18:47:14 :: myl_vargas@hotmail.com -> pubtc@inpe.br ::
2020-03-04 17:31:39 :: pubtc@inpe.br -> simone ::
2020-03-04 17:32:10 :: simone :: -> 2020
2021-10-26 16:13:40 :: simone :: 2020 -> 2021
2021-10-26 16:14:08 :: simone -> :: 2021
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-ChaveLST
PSE
hidrodynamic stability
instability
jet
estabilidade hidrodinâmica
instabilidade
jato
ResumoThe present work investigates the stability of compressible binary planar jets. Different from a homogeneous jet, where a single chemical species is present, the binary jet may have strong density gradients due to the choice of the chemical species considered in each stream. The work is divided in two parts. The first part consists of the analysis of stability using linear stability theory. The goal is to identify the possible instability modes for simple and co-flowing jets and investigate the effect of density gradients on the flow structure, growth rates, unstable frequency range and disturbance phase speed for each mode. The effect of species concentration on free shear layer stability has been reported previously in the literature, but detailed comparisons between stability modes and characteristics for a range of density ratios typical of oxygen and hydrogen mixtures as well as the identification of inner and outer sinuous and varicose modes are new. For the co-flowing jet four different modes are found, the inner and outer shear layers both have sinuous and varicose modes. Both for the sinuous and varicose modes the simple jet is more unstable when the fluid with the highest density is at the inner jet, with amplification rates twice as high as the lowest density ratio considered, but the range of unstable frequencies can be four times lower. The sinuous mode is less dispersive than the varicose and the disturbance speeds may vary by one order of magnitude with density ratio. For coflowing jets the external mode is up to seven times more unstable, but this is due to the choice of the velocity ratio considered. For the inner mode the density gradient has a stabilizing effect, regardless of which specie is present at the center of the jet. The co-flowing jet is more dispersive, except for the varicose inner mode. The variation of phase speed with density gradient is not as strong as in the simple jet. The second part of the work is the study of stability by use of parabolized stability equations (PSE). The Parabolyzed Stability Equations (PSE) results are obtained for a simple planar jet consisting of only one gas. Initial conditions for the PSE are obtained from the Linear Stability Theory (LST) numerical code used in the first part. Results of this analysis are reduced due to the early stages of numerical code. RESUMO: O trabalho atual investiga a estabilidade de jatos compressíveis simples e binários. Diferente de um jato homogêneo, onde uma única espécie está presente, no jato binário fortes gradientes podem estar presentes na massa específica devido a diferentes espécies consideradas nos jatos. O trabalho é dividido em duas partes. A primeira parte trata da análise de estabilidade com uso da teoria linear. O objetivo é identificar os modos instáveis para a configuração de jato simples e de jato composto (co-flowing), também estudar o efeito de gradientes de fração mássica na estrutura do escoamento, a taxa de amplificação, faixas instáveis de frequência e velocidade de fase para cada modo. O efeito da concentração de espécies no escoamento livre é documentado previamente na literatura, mas comparações detalhadas entre modos de estabilidade e características para uma faixa de razões de massa específica típicas de misturas de oxigênio e hidrogênio, assim como a identificação de modos internos, externos, sinuoso e varicoso é novo. Para o jato complexo (co-flowing), quatro modos diferentes são encontrados, as camadas cisalhantes internas e externas possuem ambas modos varicosos e sinuosos. Para ambos os modos, sinuoso e varicoso, o jato simples é mais instável quando o fluido mais denso está no jato interno, com taxas de amplificação duas vezes maiores comparadas com a razão com menor densidade, mas com a faixa de frequência instáveis pode ser quatro vezes menos. O modo sinuoso é menos dispersivo que o varicoso e a velocidade das perturbações pode variar em uma ordem de magnitude com a razão de massa específica. Para o jato co-fluente, o modo externo é até sete vezes mais instável, mas isso é devido a escolha da razão de velocidade. Para o modo interno, o gradiente de massa específica tem um efeito estabilizante, independente de qual espécie estiver no centro do jato. O jato complexo, é mais dispersivo, exceto para o modo interno varicoso. A variação da velocidade de fase com o gradiente de massa específica não é tão forte como no jato simples. A segunda parte é o desenvolvimento e estudo de estabilidade usando equações parabolizadas. Os resultados das Equações de Estabilidade Parabolizadas (PSE) são obtidos para o jato simples considerando somente um gás. As condições iniciais para o Equações de Estabilidade Parabolizadas (PSE) são obtidas usando o código da primeira parte, que faz uso da Teoria de Estabilidade Linear(LST). Resultados obtidos com essa análise são escassos, devido ao código não estar totalmente desenvolvido.
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5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhourlib.net/www/2017/11.22.19.04.03
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F35D8B
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/bibdigital/2013/10.14.22.36 2
Acervo Hospedeirourlib.net/www/2017/11.22.19.04
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder creatorhistory descriptionlevel dissemination doi electronicmailaddress format group isbn issn label lineage mark nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress readergroup resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype


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